Gerando produtividade

A produtividade é basicamente definida como a medida da "saída de um processo de produção por unidade de entrada". No trabalho de parto, por exemplo, geralmente é uma medida de "produção por hora de trabalho".

Uma área de grande preocupação para os industriais e os capitalistas está relacionada à produtividade do trabalho e ao impacto de muitos fatores ao seu redor - práticas no local de trabalho, advento do computador, infusão de capital, educação e treinamento e muitos outros.

O principal motivo é o fato de que, embora o impacto dos investimentos de capital humano nos salários dos trabalhadores tenha sido amplamente estudado, houve pouca informação sobre o efeito direto do capital humano sobre a produtividade.

Produtividade do trabalho




Até à data, no entanto, houve novos estudos realizados e publicados. Esses estudos examinaram o vínculo entre a produtividade do trabalho e uma variedade de práticas no local de trabalho, capital e computadores, tanto nos setores de fabricação quanto na indústria.

Nos estudos conduzidos, as demais questões incluídas incluíam o tamanho e idade do negócio, insumos materiais, estoque de capital, experiência dos trabalhadores e utilização da capacidade.

Achados


Os estudos foram realizados para verificar os fatores que determinam a produtividade do trabalho para um determinado período, o tamanho das reservas de capital necessárias para o uso do material, os equipamentos e as práticas no local de trabalho.

Incluíram também o uso do computador, investimentos em capital humano, sistemas de trabalho de alto desempenho, participação nos lucros e práticas de recrutamento.
Um dado destacado, no entanto, mostrou que o aumento do nível educacional dos funcionários em pelo menos um ano também aumenta a produtividade. (8,5% na fabricação e 13% no setor não fabril).

Formação e tomada de decisão


Ele demonstrou que o treinamento formal (feito fora do local, o que significa de escolas, etc.) aumentou a produtividade na fabricação. O conhecimento informático também aumentou a produtividade, especialmente no setor não-industrial (vendas, serviços, etc.).

Outras descobertas incluem que a sindicalização ou a participação dos funcionários na tomada de decisões também aumentaram a produtividade. Além disso, descobriu-se que o sistema TQM (gerenciamento de qualidade total) não teve efeitos muito significativos sobre a produtividade.

Em vez disso, estava aumentando a proporção de trabalhadores na tomada de decisões no local de trabalho (reuniões regulares, etc.) que mostraram um impacto positivo na produtividade do trabalho.

Partilha de lucros


Nas fábricas com esquemas de participação nos lucros para trabalhadores não gerenciais, houve uma produtividade de trabalho 7% maior em comparação com seus concorrentes no mesmo campo. Aqueles com I & D (pesquisa e desenvolvimento) tiveram um aumento médio de 6%.

Com efeito, os estudos mostraram que a participação nos lucros estendida aos funcionários não gerenciais aumentou a produtividade do que o que o esquema de participação nos lucros com os trabalhadores gerenciais fazia. O benchmarking também aumentou a produtividade do trabalho em 6%.

Computadores


Até à data, os computadores também desempenharam um papel significativo no aumento da produtividade (12% de produção) em relação aos anos 80, quando os investimentos em equipamentos representaram crescimento de 7% no resultado.

Investimentos em computadores e outros equipamentos de TI foram cerca de 1/3 dos investimentos totais na década de 90.

Investimentos


Em suma, os investimentos em educação e treinamento geram maior produtividade. Além disso, promoveu maior crescimento salarial. Estudos mostraram que elevar o nível educacional dos trabalhadores resultou em cerca de 8 a 13% de maior produtividade do trabalho.

Verificou-se que os investimentos em treinamento em informática (especialmente no grupo não fabril) resultaram em maior produtividade (e salários) dos funcionários.

Os trabalhadores que usam computadores são pagos 15% mais do que seus colegas que não.


No entanto, o desafio restante é permitir que mais trabalhadores estejam equipados com habilidades para permitir-lhes acesso a melhores empregos. Em tal cenário, eles podem desfrutar de um padrão de vida mais alto, além de contribuir para um maior crescimento da produtividade.

Comentários